O que é tolerado de “sujeira” em alimentos e bebidas

2

Desde 2014, a Anvisa estabelece alguns requisitos mínimos para a quantidade de “sujeira” tolerada em alimentos e bebidas.

São matérias estranhas macroscópicas em alimentos e bebidas, definidas como qualquer material que não constitua o produto em avaliação e cuja presença esteja associada a práticas inadequadas de produção, manuseio, armazenamento ou distribuição.

O que significa “acima do limite permitido”?

Os limites foram determinados segundo critérios de risco à saúde, forma de consumo do produto, dados sobre a ocorrência de materiais estranhos mesmo com a aplicação de práticas adequadas, e referências internacionais.
Se o limite estabelecido pela Anvisa for ultrapassado, esta, pode vetar o lote do produto e aplicar multa ou interditar a empresa responsável pela fabricação do produto.

Eis os limites da quantidade máxima de porcarias em alguns alimentos (embora não dê para entender por que há limites e não tolerância zero).

1

1

Resolução – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

https://www.scribd.com/embeds/318731542/content?start_page=1&view_mode=scroll&show_recommendations=true&show_upsell=true

3

 

Deixar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *